Esclarecendo de uma vez por todas o que é coaching

Esclarecendo de uma vez por todas o que é coaching

O coaching é um processo que tem por objetivo aumentar os resultados positivos, seja de pessoas, de empresas ou de times. Para conseguir esses aumentos de performance, o coaching lança mão de diversas ferramentas e técnicas, sendo um processo que envolve a parceria entre o/a profissional, que é conhecido/a com o termo específico de coach, e o cliente, que é o/a coachee.

Nessa parceria de sucesso, avalia-se:

  1. Qual é a situação atual do coachee (ponto A) e
  2. Qual é a situação desejada por ele (ponto B).

Durante o processo, são elaboradas estratégias pelo coachee com o suporte do coach para percorrer a distância entre A e B. O foco é em resultados, otimizar estratégias, elevar o desempenho, abordar as mudanças de forma sistêmica, e, sobretudo, no aprendizado que cada etapa percorrida favorece.

É importante frisar que no coaching é trabalhado um objetivo (clique aqui para ver dicas para estabelecimento de objetivos!) que fica à escolha do coachee, detentor de todas as respostas para o próprio sucesso. O papel do coach é estimular o desempenho e fazer as perguntas que ajudem o cliente a pensar, elaborar e ressignificar situações, de forma que isso culmine na criação de um plano de ação e no alcance dos resultados esperados.

Como é feito?

Ao longo do processo de coaching o objetivo ou metas são estipulados e é determinado um prazo para o alcance destes.

Para que os objetivos/metas sejam alcançados, são também identificados os recursos necessários, a forma de conseguir os recursos ou otimizar os que já se tem e é definido um plano de ação. Estados emocionais negativos ou obstáculos (sabotadores) são identificados para serem minimizados ou eliminados.

Para quem é indicado fazer coaching?

O coaching é indicado para qualquer pessoa que tenha vontade de concluir algum objetivo e/ou elaborar um projeto.

O processo de coaching traz impactos positivos e aumento de performance para pessoas, times e empresas. Diversos públicos podem se beneficiar do coaching: atletas, noivas, pessoas que querem abrir um negócio, mudar de emprego, ganhar ou perder peso, empresas que querem aumento de resultados, etc.

Quais são os benefícios de passar por um processo de coaching?

O coaching traz autoconhecimento, melhora a autoconfiança e também a autoestima. Isso melhora os relacionamentos pessoais, a comunicação, a capacidade de planejamento para alcance de metas e, claro, a capacidade de reconhecer comportamentos improdutivos e ter condições de mudá-los de forma sistêmica. A pessoa que passa pelo coaching passa a conhecer mais seus potenciais e a saber como acessá-los. Tudo isso resulta em um aumento da qualidade de vida!

Que resultados irei obter?

Os resultados sempre serão relacionados aos objetivos e metas estabelecidos pelo coachee. Por exemplo, se você quer um novo emprego, espera-se que ao final do coaching você tenha conseguido um emprego que se encaixe nos parâmetros desejados. O coaching dura cerca de 3 meses, portanto, se esse período não for suficiente para a troca bem-sucedida de emprego, o resultado final do seu processo nesse caso será a formulação de todo o plano de ação para que seu objetivo seja concluído no prazo pertinente.

Além dos resultados relacionados ao seu objetivo, você terá como “efeitos colaterais” do coaching os benefícios citados acima, como qualidade de vida, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, comunicação assertiva, capacidade de planejamento, saúde integral e desenvolvimento de habilidades, apenas para citar alguns! : )

Agora que você já conhece mais sobre esse serviço que está sendo tão comentado atualmente, aproveite o espaço dos comentários ou o formulário de contato para compartilhar suas experiências vividas em um processo de coaching ou até mesmo para tirar dúvidas que não foram tratadas nesse texto!

SOBRE MIM

Comentar