12 dicas para brilhar no ENEM 2015!

12 dicas para brilhar no ENEM 2015!

O ENEM está aí, né pessoal? No próximo fim de semana, dias 24 e 25/10, quem irá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio tem um compromisso marcado. Hoje irei conversar um pouquinho com vocês sobre alguns pontos que podem ajudar na hora de fazer a prova.

Para você chegar preparado, leve caneta de tinta preta e material transparente. Tipo a Bic preta, sabe?

Leve também um documento de identificação original com foto. O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório, mas é recomendável levá-lo! Veja mais sobre essas questões no site oficial.

Agora, vamos às dicas!

Antes da prova:

1. Alimente-se bem

Evite comer alimentos de difícil digestão e que dão a sensação de serem “pesados”. Deixe o churrasco ou a feijoada para o próximo final de semana. Nos dias da prova faça uma alimentação leve e nutritiva, caso contrário você pode sentir sono e cansaço durante a avaliação.

 

2. Mantenha hábitos saudáveis

Se você não estudou o ano inteiro, virar a noite não vai adiantar nada agora. Para aprendermos bem, precisamos estudar regularmente e manter hábitos de descanso para consolidar bem o aprendizado. Melhor você fazer a prova com o que já sabe do que se estressar tentando aprender em tempo recorde.

Agora, se o seu caso é o contrário e você já estudou bastante, descansou entre os períodos de estudo e fez muitos exercícios e simulados, aproveite esse tempo para se dar um prêmio: descansar e se preparar emocionalmente para a prova. O ENEM não testa só conhecimentos, mas também a resistência dos candidatos, já que é uma prova longa e que exige muita interpretação.

Evite abusos nos dias anteriores à prova e nos dias das provas. O que custa ficar um final de semana sem sair? Durma uma quantidade de horas suficientes, evite ingerir bebidas alcóolicas e “fique de boas”! 🙂

 

3. Mantenha-se atualizado

O ENEM costuma ser uma prova contextualizada e que traz as principais informações que estão sendo veiculadas no momento. Por isso, atente-se para as notícias mais recentes, especialmente aquelas que envolvem as crises brasileiras. Esse ano tem sido muito falado sobre as crises política, econômica e hídrica. Manter-se informado irá ser útil para a elaboração da redação.

 

4. Faça simulados

Fazer simulados pode ser chato para algumas pessoas, mas é uma prática ótima para se preparar para a prova. Você conhece mais o estilo da prova e se adapta melhor a ela com o treino, além de se programar para dar conta de resolver as questões no tempo disponibilizado. Lidar com algo que você já conhece e já teve a chance de treinar é muito mais fácil!

 

5. Prepare-se para chegar ao local da prova

Sempre vale lembrar que o horário da prova é às 13h30 min e os portões são fechados às 13h. Você deve se preparar para chegar bem mais cedo para ter tempo de contornar imprevistos. Imagina perder a prova por atraso?! Procure conhecer o local com antecedência, escolha o meio de transporte e calcule bem o tempo. Se você for de ônibus, lembre-se de que no final de semana os horários são diferentes e se prepare para encontrar um pouco mais de trânsito nesses dias. Caso vá de carro, pense no estacionamento antes.

 

6. Prepare um lanche para levar

Escolha um lanche para a hora da prova, como uma barrinha de cereais ou até mesmo um chocolate. Não se esqueça de levar água! Fazer prova com fome e/ou sede pode prejudicar muito sua concentração ou te fazer querer ir embora logo.

 

7. Evite comportamentos que só irão aumentar o estresse

Aceitação geralmente é algo que nos traz paz. Então você pode começar aceitando que não irá fechar a prova. Ninguém acerta tudo, tire essa obrigação de si mesmo! Uma prova profissionalmente elaborada foi feita para ninguém gabaritar. Pouquíssimas pessoas irão acertar as questões muito difíceis, e mesmo essas pessoas erram coisas por desatenção ou por não saber mesmo.
Evite também as famosas rodinhas de candidatos. O pânico pode te contagiar e o excesso de confiança de alguns também – de forma negativa.

 

PRATIQUE!

Para desacelerar e relaxar efetivamente antes da prova, você pode usar uma técnica simples de relaxamento. Basta retesar e relaxar os músculos, cada grupo muscular por vez. Tente em sua casa e veja os resultados:

  • Escolha um grupo muscular e retese-o por 10 segundos
  • Relaxe esse grupo por 15 a 20 segundos
  • Proceda dessa forma com grupos musculares diferentes durante cerca de 15 minutos. Dê atenção especial ao pescoço, área que tende a ficar mais tensa.

Deu certo? 🙂

 

Durante a prova:

8. Faça o que puder para se manter tranquilo

O início da prova é mais tenso mesmo, você ainda está se adaptando à situação. Aceite isso que depois irá melhorar. Se você ceder ao desconforto ou ao pânico a tendência é piorar!

Mantenha o foco na prova e esqueça os outros. Caso a tensão aumente demais, relaxe por uns poucos minutos. Apesar de parecer tempo perdido, não é! Ao não fazer isso, você arrisca todo o resto da avaliação, e fazendo você arrisca “perder” apenas alguns minutos.

 

9. Resolva as questões mais fáceis primeiro

Considerando que você já fez simulados e já conhece a “cara” da prova, mantenha a calma e dê uma olhada geral na avaliação. A partir daí, resolva as questões mais fáceis primeiro. Isso vai te dar motivação para fazer o restante e também vai evitar que você erre bobeiras e caia em pegadinhas. Fazer questões fáceis no final da prova, quando você já está muito cansado de pensar nas medianas e difíceis aumenta bastante a sua chance de erro por desatenção.

 

10. Atenção às leituras

O ENEM é uma prova longa e cheia de textos. Por isso, a sugestão aqui é você ler as perguntas antes e depois o texto de referência. Assim, você consegue já ir “pescando” as respostas para as questões ao longo da leitura do texto. Isso economiza tempo e aumenta a sua chance de acertar! São cerca de 3 minutos por pergunta, o tempo aí será valioso!

 

11. Separe um tempo para o cartão de respostas

Não adianta acertar a prova inteira e não ter a chance de que ela seja corrigida. Por isso, separe alguns minutos para passar as respostas para o gabarito com calma para evitar erros de marcação.

 

Depois da prova:

12. Faça algo útil/legal e esqueça-se da prova

Essa dica é muito séria! Me conta uma coisa: depois de entregar a prova o que exatamente você pode fazer? N-A-D-A! Você não sabe como os outros milhões de candidatos se saíram, então não faz o menor sentido fazer comparações com um par de colegas seus. Você já trabalhou o que dava para trabalhar, e se não trabalhou, não é agora com a prova já entregue que dará para fazer algo! Está na hora de focar em outro projeto ou tirar férias até o resultado oficial sair!

No mais, desejo uma excelente prova para vocês! 🙂

SOBRE MIM

Comentar

×