PSICOTERAPIA

Quando procurar psicoterapia?

Ao longo da vida, existe uma alternância entre bons e maus momentos, felicidade e tristeza, tranquilidade e estresse. Isso é normal e ocorre com todas as pessoas! No entanto, é bom procurar um(a) psicólogo(a), que é o(a) profissional capacitado a ajudar-lhe a encontrar soluções adequadas e mais sadias para os problemas gerais, quando existe uma persistência e predominância de:

  • Pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos que causam incômodos;
  • Desesperança;
  • Depressão;
  • Medos profundos e incapacitantes;
  • Mudanças de humor severas e/ou repentinas;
  • Dúvidas excessivas;
  • Desorganização da vida;
  • Inquietação;
  • Para lidar bem com novas situações;
  • Falta de metas e objetivos;
  • Vontade de se reinventar.

Vale ressaltar que não há idade certa para buscar o atendimento psicológico. Ele é indicado para todas as idades!

Como funciona a psicoterapia?

A terapia é tipicamente realizada através de sessões semanais de 50 minutos com um(a) psicólogo(a), podendo ter essa frequência aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades do acompanhamento. A terapia com psicólogo(a) pode ser aliada ao tratamento medicamentoso, quando necessário, de responsabilidade do profissional médico psiquiatra.

Qual é a estrutura de uma sessão de terapia?

A estrutura da sessão é parecida com a de uma conversa. O cliente chega, fala sobre os assuntos que gostaria de trazer no dia ou que já estávamos trabalhando desde sessões anteriores. Meu papel como psicóloga é fazer indagações, trazer possibilidades de interpretações a respeito do que ouvi e propor intervenções, que são pensadas junto com a pessoa em atendimento e jamais impostas.
Nesse espaço não existe julgamentos! E não, eu não vou te deixar “falando sozinho”!
Por último, mas não menos importante, meu papel não é o de te dar conselhos ou resolver os problemas por você. Serei uma parceira no seu processo de descoberta das suas próprias respostas.

No que a psicoterapia pode ajudar?

A terapia pode ajudar nos seguintes quesitos:
  • Promove o autoconhecimento;
  • Você tem mais poder de se autogerir;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Mudança na visão de si mesmo e na visão das relações com os outros;
  • Melhor enfrentamento dos problemas;
  • Empoderamento sobre a própria vida

É uma excelente maneira de você se desenvolver e encontrar em sua vida sucesso, felicidade, bem-estar, qualidade de vida e autonomia.

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Pode durar de alguns meses a alguns anos, dependendo da problemática envolvida e do engajamento tanto do profissional quanto, principalmente, do cliente. O recomendado é que você vá uma vez por semana, até que essa frequência possa ser gradualmente reduzida até que a alta seja indicada.

É possível precisar voltar para a terapia depois de ter alta?

Sim. Quando uma pessoa busca os atendimentos, tem determinadas demandas a serem resolvidas. O cliente estará apto a ter alta quando passar a:
  1. Entender melhor quais são as suas questões e como elas se relacionam umas com as outras;
  2. Propor soluções eficientes para elas;
  3. Criticar a efetividade das soluções aplicadas e
  4. Promover melhorias na forma de se comportar.

A vida é muito dinâmica. Por isso, as demandas iniciais dos clientes podem ser reabertas ou podem surgir novas questões, a ponto de ser necessário que os atendimentos recomecem.

Quais os resultados esperados da psicoterapia?

Para um cliente motivado e engajado, atendido por um profissional atento e competente, espera-se que haja diminuição ou eliminação (quando possível) dos sintomas ou problemas que fazem parte das queixas da pessoa em terapia e consequente melhoria na qualidade de vida em geral.

Você também atende crianças ou somente adultos?

Aqui no consultório realizo o atendimento psicoterápico de adultos (a partir dos 18 anos). Caso você precise de serviços psicológicos para uma criança ou adolescente, posso indicar algum colega que tenha experiência com esse público.

No caso da Orientação Profissional, também atendo adolescentes a partir dos 16 anos.

Quanto custa uma sessão de psicoterapia?

O Conselho Federal de Psicologia não permite a divulgação de preços de serviços psicológicos como forma de propaganda, para evitar concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Você pode ter como referência de valores dos serviços psicológicos a tabela de honorários divulgada pelo próprio Conselho. Ela serve de guia as profissionais na precificação dos serviços.

tabela-de-referencia-nacional-de-honorarios-dos-psicologos-em-reais

Você faz atendimentos online?

Somente em casos em que são necessários os atendimentos online, como por exemplo quando o cliente está impossibilitado de comparecer presencialmente por motivos de saúde, de viagem a passeio ou a trabalho, entre outros.

O objetivo do atendimento online é manter a regularidade da terapia em momentos em que o atendimento presencial não é possível.

Entre em contato comigo para conversarmos melhor sobre as possibilidades!

Qual é a sua abordagem terapêutica?

Trabalho com a psicoterapia analítico-comportamental. Você também pode encontrar com os nomes: terapia comportamental, análise do comportamento ou behaviorista (para citar os mais comuns).

Em linhas bem gerais e de uma forma didática, observamos os comportamentos, sentimentos, emoções e pensamentos dentro de um contexto que inclui:

  • antecedente (o que veio antes),
  • resposta (o que aconteceu: comportamento, pensamento, etc.) e
  • consequente (o que veio depois).

A partir dessas informações, entendemos os padrões presentes na vida da pessoa, a que ela está sensível, o que ela está buscando conseguir, etc. Nosso trabalho será o de rearranjar as contingências (que são as relações presentes entre o antecedente, resposta e consequente) de forma a produzir uma vida mais saudável e feliz para o cliente, dentro das definições dele e também considerando interações respeitosas com outras pessoas.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA

Para quem a orientação profissional ou de carreira é indicada?

A orientação profissional é indicada para adolescentes e adultos em situação de escolha do curso e para aqueles que necessitam repensar a escolha de um curso já iniciado, para uma possível reopção.
Já a orientação de carreira é indicada para jovens profissionais que buscam encontrar uma área de atuação específica ou para aqueles profissionais que pretendem tentar algo diferente do que vinham fazendo.

Quais os resultados esperados do processo de orientação?

Espera-se que o orientando chegue ao final do processo com uma maior capacidade analítica: da própria vida, das capacidades e dos anseios que apresenta, bem como com mais facilidade de pesquisar sobre o universo do trabalho. Para casos em que o orientando já chega ao processo de Orientação Profissional e de Carreira com mais enfoque, ele já pode finalizar com a escolha definida.

Quanto tempo dura?

O atendimento pode acontecer individualmente ou em pequenos grupos e tem um tempo delimitado, ocorrendo no período de sessões semanais em um mês e meio a dois meses. Individualmente, esses modelos de atendimento duram de 7 a 8 sessões de até 1 hora e meia. Em pequenos grupos (de 4 a 10 participantes), duram de 8 a 10 sessões de até 2 horas.

COACHING

Para quem o Coaching é indicado?

Coaching é indicado para pessoas que querem identificar uma meta em alguma área de suas vidas e traçar um plano de ação para alcançá-la.

Quais os resultados esperados do processo de Coaching?

Espera-se que o cliente chegue ao final do processo com a meta e o plano de ação definidos. Se for uma meta de curto prazo (até 3 meses), ele pode concluir o processo já tendo alcançado o que se planejou para fazer.

Quanto tempo dura?

O processo de Coaching dura entre 10 e 12 sessões de até 1h30 cada, tendo início, meio e fim definidos. As sessões ocorrem semanalmente e a duração do processo tem aproximadamente 3 meses.

×