Orientação Profissional: o que é e quando procurar

Orientação Profissional: o que é e quando procurar

A orientação profissional é um atendimento voltado a um tema específico: a escolha de uma profissão/ocupação. Espera-se que o orientando chegue ao final do processo com uma maior capacidade analítica: da própria vida, das capacidades e dos anseios que apresenta, bem como com mais facilidade de pesquisar sobre o universo do trabalho. Para casos em que o cliente já chega ao processo de orientação profissional com mais enfoque ou querendo apenas tirar algumas dúvidas, ele pode terminar o processo com uma escolha definida.

Para tanto, a orientação lança mão de três momentos:

  1. Autoconhecimento
  2. Busca de informações sobre o mundo profissional
  3. Integração das informações dos dois momentos anteriores

O primeiro momento – autoconhecimento – objetiva especificamente auxiliar o orientando no esclarecimento e (re)descoberta das aptidões que tem, expectativas, habilidades, capacidades, conhecimentos e competências. Já no momento de busca de informações sobre o mundo profissional, o orientando vai dar enfoque em compreender as tendências de mercado, conhecer algumas das profissões disponíveis que despertam interesse, o modo de trabalho em cada uma delas além de uma série de outras questões. Por fim, no terceiro momento de integração entre autoconhecimento e busca de informações sobre trabalho, o foco é em aliar todos os elementos obtidos nos momentos anteriores para que seja possível a escolha de uma profissão/ocupação que simultaneamente seja condizente com os interesses e habilidades do orientando, com o que ele projeta para o futuro e com o que o mercado de trabalho oferece.

A orientação profissional é indicada para adolescentes e adultos em situação de escolha do curso ou de uma ocupação e para aqueles que necessitam repensar a escolha de um curso/ocupação já iniciado, para uma possível reopção mais satisfatória.

O atendimento pode acontecer individualmente ou em pequenos grupos e tem um tempo delimitado, ocorrendo no período de sessões semanais em um mês e meio a dois meses. Individualmente, esses modelos de atendimento geralmente duram de 6 a 8 sessões de 1 hora. Em pequenos grupos (de 4 a 10 participantes), costumam durar de 8 a 10 sessões de 1 hora e 30 minutos. A orientação pode ser feita em variados locais, dependendo do contrato que se estabelece.

Há outro modelo semelhante de atendimento, chamado orientação de carreira. Esta é indicada para profissionais que buscam encontrar uma área de atuação específica ou para aqueles que pretendem tentar algo diferente do que vinham fazendo. O viés é semelhante ao da orientação profissional, mas a de carreira está focada em orientar a pessoa que já está em um momento de inserção ou de reinserção no mercado de trabalho. Pretende avaliar, em conjunto com o autoconhecimento, as competências técnicas de que o orientando dispõe para a escolha de um nicho específico de mercado. Em ambos os casos (orientação profissional e de carreira), há aplicação de técnicas e testes psicológicos para se chegar a esses objetivos.

SOBRE MIM

Comentar