7 benefícios da convivência com cães

7 benefícios da convivência com cães

Você sabia que além de ser divertido e fofo, seu cachorro pode fazer um enorme bem à sua saúde e também à saúde de crianças? No decorrer da postagem de hoje pretendo mostrar a vocês a relação entre cães e bem-estar!

Número de cães no Brasil

Busquei saber quantos cachorros existem no Brasil para ver se eles são tão populares quanto eu imaginava. Descobri que a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (PNS) realizada pelo IBGE aponta que 44,3% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cachorro, sendo cerca de 28,9 milhões de unidades domiciliares. O IBGE estima que temos uma população de 52 milhões de cães em domicílios!!! É muito cachorro! Mas quem anda na rua vê também uma grande quantidade desses animais sem lar.

: (

Mas por que será que os cães conquistam tanto o nosso amor?

Eles promovem uma série de benefícios à nossa saúde. São tantos que eu até me surpreendi quando fui pesquisar! Vamos a alguns:

  1. O cão é uma companhia para exercícios físicos (caminhadas e/ou corridas). Isso ajuda a saúde física do dono ao evitar problemas como obesidade e traz mais disposição.
  2. A saúde psicológica também é beneficiada, porque ter um cão é uma relação de amizade por excelência. Como benefícios secundários dessa amizade genuína tem-se uma redução nos sentimentos de abandono, de desesperança, de isolamento, maior otimismo, diminuição do estresse e da tendência à depressão.
  3. A sensação de alegria de encontrar seu animal logo após um dia exaustivo de trabalho libera endorfinas (“hormônio do prazer”). As endorfinas, por sua vez, são capazes de relaxar, colaborar com o bem-estar, controlar a pressão sanguínea e melhorar o sono.
  4. O cachorro promove segurança porque normalmente dá o alarme aos donos quando algo fora do comum está acontecendo na casa.
  5. Para crianças, a companhia de um cão é muito boa também, devido ao companheirismo e ao fato de que o cachorro provoca uma série de estímulos na criança, o que ajuda no desenvolvimento dela.
  6. A coordenação motora fina do bebê é exercitada quando ele faz carinho no animal e a criança também tende a treinar a marcha ao tentar engatinhar ou andar atrás do cão.
  7. Além disso, a presença do cachorro faz com que a criança aprenda o significado de preservação da vida, especialmente se ela ajuda a cuidar dele. É um treino de responsabilidade.

Esses são os benefícios que você normalmente tem. Mas pode-se treinar os cães para irem muito além disso. Existem os cães-guia, que ajudam pessoas cegas, e também os cães farejadores, geralmente treinados pela polícia para ajudar em investigações.

Durante as pesquisas para esse post conheci algo chamado “PAT – Pet is a Therapy”, que está se difundindo nos EUA: cães são utilizados como apoio para a recuperação de pessoas submetidas a cirurgias (li que a Universidade de Loyola nos EUA pesquisa sobre esses efeitos benéficos da companhia de cães). Algumas observações também vêm mostrando que cães podem ajudar em diagnósticos de certos tipos de câncer por meio do olfato acurado que possuem.

Para finalizar nossa conversa de hoje, dêem uma olhada no projeto de Candice Sedighan. Nele, ela fotografa seu cão Champ e capta a “essência feliz dos cães”. Veja o Flickr dela, com fotos do Champ e do Pugsly. Depois, saia da internet e vá dar um abraço no seu cão, agora que você sabe mais ainda o tanto que ele é bom pra você!

BÔNUS – SOBRE ADOÇÃO E DOAÇÃO DE ANIMAIS DE RUA

Em 2011 conheci um programa de adoção em Belo Horizonte, o Adote Um Amigo e participei de algumas feiras como voluntária. Numa dessas feiras eu peguei uma filhote. Depois que passei por essa experiência de ajudar no programa de adoção e de efetivamente adotar, eu indico 100% tanto uma coisa quanto outra! Segundo o Adote um Amigo, em Belo Horizonte temos aproximadamente 30 mil cães nas ruas. Ou seja, adotar é praticar responsabilidade socioambiental.

Quatro motivos para adotar um animal de rua:

  1. Você ajuda um animal que realmente precisa e que vai ser eternamente grato.
  2. Desencoraja, pelo fato de você não se constituir como “consumidor”, a reprodução desenfreada de animais de raça, que muitas vezes só visa o fim comercial (por exemplo, em alguns casos, quando as fêmeas não conseguem mais ter filhotes, são abandonadas na rua).
  3. O controle populacional dos cães de rua também ajuda a prevenir zoonoses.
  4. O cão sem raça definida tem menos propensão a ter problemas de saúde, porque ele tem uma genética variada que é selecionada para adaptá-lo melhor às adversidades.

Enfim, vantagens mil. Recomendo de verdade a adoção!

Sugestão de leitura:
Todos os cães merecem o céu

Quer adotar ou ser voluntário?
Adote Um Amigo
Brigada Planetária

SOBRE MIM

Comentar